Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.
O nosso motor de reservas tem as melhores ofertas e quando reserva connosco nada é deixado ao acaso. Por isso confie em nós e reserve directamente connosco.

Serviços

O solar dispõe de 10 quartos duplos, uma receção com biblioteca aquecida com salamandra, uma sala de pequenos-almoços e uma enoteca com sala de estar e lareira, bem como espaços exteriores (piscina,  parque para crianças e horta biológica) pensados para permitir dias de paz e tranquilidade em meio rural. Sirva-se da lenha, sirva-se do nosso canto de “self-service” sito no corredor da ala popular (micro-ondas, mini frigorífico, café e chá à sua disposição). Em toda a casa existe rede wireless (jardins incluídos), sem qualquer custo adicional.

A receção localiza-se na primeira sala da casa, aqui encontrará uma biblioteca à sua espera. Sofás, estantes para livros e uma salamandra, bem como o aproveitamento das “namoradeiras” antigas da casa pedem que se sente aqui um pouco. Nesta área um móvel com produtos locais traz um certo encanto, queremos que leve consigo um bocadinho da nossa região para oferecer ou simplesmente recordar. O espaço da sala de estar/ enoteca / pequenos-almoços poderá ser usado como sala de reuniões / workshops. A sala está totalmente equipada com as necessidades audio-visuais.

O pequeno-almoço é preparado com muito carinho, com produtos de produção local (sumos naturais, frutas, compotas caseiras, bolos e tartes feitas todas as manhãs), sem que haja a imposição do tradicional horário das 8h00 às 10h00. Existe a possibilidade do hóspede tomar o pequeno-almoço a qualquer hora durante a manhã, entre as 8h30 e as 11h00. Dependendo da nossa disponibilidade, o late check-out será uma mais-valia e teremos todo o gosto em lhe oferecer. Pergunte-nos se há disponibilidade.

Os serviços disponíveis

  • Room-service
  • Serviço de bar e restaurante (com reserva antecipada)
  • Enoteca com petiscos (com reserva antecipada)
  • Piscina exterior
  • Horta biológica
  • Transfers e baby-sitting
  • Serviço de lavandaria
  • Bicicletas, binóculos, pic-nic no campo
  • Atividades equestres (a 20 Km)
  • Tratamentos spa (a 9 Km)
  • Rafting no Rio Paiva
  • Provas de vinhos quintas do Vale do Sousa,
  • Percursos pedestres e de BTT na Rota do Românico
  • Visitas aos monumentos da Rota do Românico

Jardins e Horta

Os jardins foram pensados com plantas autóctones, com recantos de bem-estar e espaços para poder simplesmente repousar, ler ou dormitar. São vários as redes, as camas antigas recuperadas, as espreguiçadeiras com grandes almofadas e pátios com sombra de flores. Poderá refrescar-se na piscina com vista privilegiada sobre o vale, com estrutura de madeira à volta e relva; para as famílias, especialmente com crianças, com uma zona da piscina dedicada aos mais pequenos.

Uma horta biológica precisa de uma boa exposição solar e de estar bem protegida dos ventos. Encontrámos o cantinho perfeito. Alguns alimentos serão fruto da nossa horta, mas esta serve também para alguns workshops a desenvolver consigo que nos visita. Aqui plantamos um bocadinho de tudo, desde tomate, alface, nabos, couve-galega, nabiças, feijão, batata, ervas aromáticas, chás, entre outros. Para além de workshops sobre agricultura biológica, desenvolvemos workshops de comida vegetariana, de compostagem, de broa caseira, de compotas caseiras.

História e Homenagem

Com 120 anos de percurso de vida, o Solar Egas Moniz apresenta características arquitectónicas tradicionais de uma casa de habitação de proprietários abastados da época e localiza-se próximo da Casa do Gaiato e do Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, sendo este uma peça importante na estratégia de apresentação do Solar Egas Moniz, uma vez que este edifício é um dos ex-libris da Rota do Românico, patrocinado pelo Aio de D. Afonso Henriques, Egas Moniz, e que dista 100 metros do Solar Egas Moniz. É pois em sua homenagem o nome deste solar.

A História portuguesa está também patente na zona geográfica onde se insere o Solar, nomeadamente no percurso e descoberta da “Rota do Românico”, ponto de partida para uma viagem repleta de cultura e património.

Tendo por base os feitos históricos de Egas Moniz, Aio de D. Afonso Henriques (o primeiro rei de Portugal), o conceito da “palavra” assume primordial importância. Egas Moniz deu “a sua palavra” ao Rei D. Afonso VII em como Afonso Henriques lhe prestaria vassalagem, evitando assim a continuação do cerco da cidade de Guimarães. Mas perante o incumprimento da sua “palavra”, colocou a sua vida (e da sua família) nas mãos do imperador da Hispânia, que impressionado com tamanha honra, lhes poupou a vida. Este episódio foi revelador da sua honra, lealdade, humildade, mas também da sua coragem, sabedoria e altruísmo.

As virtudes de Egas Moniz servem de mote à denominação dos quartos da Ala Histórica, zona reconstruída do Solar, fazendo assim a ligação às origens e História de Portugal, de grande e reconhecida riqueza. Luiz Vaz de Camões, na sua obra “Os Lusíadas” no canto III, retrata este episódio de Egas Moniz, eternizando assim este ato de grande “coragem, lealdade e altruísmo”.